Blog

Selkirk rex

Essa intrigante raça de pelagem encaracolada teve origem em 1987, nos Estados Unidos, quando a criadora Jerri Newman adotou uma gata com pelos encaracolados e colocou para cruzar com Persas de sua criação. Seu reconhecimento como raça veio somente em 1994 quando a TICA a aceitou para ser apresentada em campeonatos felinos.

Conhecido como gato-ovelha ou gato-poodle o Selkirk Rex pode apresentar pelagem longa ou curta, ser homozigoto ou heterozigoto. O gene que deixa a pelagem (e até os bigodes) encaracolados é um gene dominante que não causa nenhum problema quando apresentado em duplicidade.

É um gato pesado, de médio para grande porte, com grandes bochechas e corpo poderoso, lembrando um British (raça com a qual é permitido seu cruzamento, gerando filhotes Selkirk Rex ou Selkirk Straight). Sua pelagem possui subpelos espessos e os filhotes já nascem com a pelagem cacheada, que se desfazem e voltam a aparecer depois de alguns meses. Por seu parentesco também com a raça Persa e Britânica é importante observar que o plantel seja livre das doenças genéticas pertinentes a essas raças, como o PKD.

Todas as colorações, marcações e cores de olhos são permitidas.

São gatos muito amorosos, apegados a família, se dá bem com animais e crianças e se adapta a todos os climas e espaços. É o gato ideal para todas as famílias e estilos de vida!

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.